Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com leveza, a partir das 20h , no Teatro Municipal “15 de Febrero”, de Rivera (Blv 33 Orientales, 970). Com entrada gratuita, o atual ciclo de exibições do “Alma Única” é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas AGROGEN, DOCILE,. BRDE e GOEMIL com apoio da prefeitura de Sant’Ana do Livramento.
Do grupo multiartístico, a plateia pode esperar uma sinergia ímpar, traduzida em uma sessão íntima e aconchegante, mas com a intensidade de um grande espetáculo. Sua complexidade é costurada pela direção dramatúrgica, arranjos musicais, confecção de figurinos e iluminação, especialmente criados para esse trabalho. A afinação conquistada entre todas as linguagens apresentadas resulta na fluidez de uma “Alma Única” compartilhada entre os artistas e estendida ao público. Com classificação livre, a experiência atrai crianças, jovens e adultos para um espetáculo que reúne músicas autorais, clássicos internacionais como o tango de Astor Piazzolla, o brilhantismo brasileiro de Villa Lobos e Chiquinha Gonzaga, além da bossa nova de Tom Jobim.
Original em seu formato, essa obra é executada por um conjunto de profissionais com formação sólida. Na gênese do projeto, estão o harpista Leandro Cardona, residente em Portugal que, há mais de 10 anos, realiza turnê de recitais pelo Brasil; a cantora Rosimari Oliveira, reconhecida soprano gaúcha, especializada em canto lírico pelo Conservatório Liceu de Barcelona (ES); e o maestro- flautista Tita Sartor, com formação acadêmica nos Estados Unidos e em Portugal, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e maestro na Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Soma-se também ao grupo, compondo configuração atual, a bailarina Débora Alencastro, coordenadora do Grupo de Danças da Fundarte – Montenegro (RS); Marcel Estivalet, considerado um dos grandes violonistas do Estado; Arley Mont’Negro, percussionista laureado; além de Daniel Castilhos, destacado acordeonista.
A cada temporada, os idealizadores do “Alma Única” buscam incluir contrapartidas de difusão da arte. Desta vez, os moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera estão convidados para uma Masterclass gratuita. A aula será realizada na Unipampa (Rua Barão do Triunfo, 1048), no dia 12 de julho às 10h. A atividade se destina a interessados em conhecer mais sobre as diferentes linguagens apresentadas no palco e a relação que elas podem estabelecer entre si. Outras informações, assim como fotos e vídeos, podem ser encontradas pelo instagram @alma_unica_espetaculo.
AGENDE-SE
“Espetáculo Alma Única”
Entrada gratuita
Quando: 12 de julho (sábado)
Hora: 20h
Onde: Teatro Municipal “15 de Febrero”, em Rivera (33 Orientales, 970)
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
SINOPSE: O espetáculo traz à cena a fusão entre a música de câmara, a ópera, o ballet e a canção popular. Um encontro inesperado de harpa, violão, flauta, acordeon e percussão é guiado pela elegância de uma bailarina clássica e a intensidade de uma cantora lírica. A palavra, o som e o corpo narram a busca pelo significado de uma Alma Única!
Master Classes – Sant’ Ana do Livramento e Rivera
Data: 12/07
Horário: 10h
Local: Unipampa (Rua Barão do Triunfo, 1048).
A quem se destina: Interessados por música e dança e seus entrelaçamentos. Conhecer mais sobre o grupo e também sobre os instrumentos explorados no espetáculo.
FICHA TÉCNICA DA APRESENTAÇÃO
ELENCO:
Bailarina: Débora Alencastro (bailarina) Voz: Rosimari Oliveira (soprano)
Instrumentistas: Arley Mont’Negro (percussão), Leandro Cardona (harpa), Marcel Estivalet (violão) Daniel Castilhos (acordeon) e Tita Sartor (flauta)
PRODUÇÃO:
Direção Musical: Marcel Estivalet
Iluminação: Leandro Pires e Fabricio Simões
Concepção Cênica: Ricardo Barpp
Figurinos: Fabrízio Rodriguez
Produção executiva: Debora Alencastro
Produção Geral e Coordenação: Therezinha Petry Cardona
PROGRAMA
Preludio Alma Única – Marcel Estivalet (1979)
Le Cigne – Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)
El Vito – Fernando Obradors (1897 – 1945)
Entr’acte – Jacques Ibert (1890 – 1962)
O Mio Babbino Caro – Giaccomo Puccini (1858 – 1924)
Adiós Nonino – Astor Piazzolla (1921 – 1992)
Libertango
Yo Soy Maria
Porto – Dori Caymmi (1943)
Gaúcho (Corta-Jaca) – Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935)
Uirapuru – Waldemar Henrique (1905 – 1995)
Aria Bachianas no5– Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Melodia Sentimental
Manhã de Carnaval – Luis Bonfá (1922 – 2001)
Chega de Saudade – Tom Jobim (1927 – 1994) Brasileirinho – Waldir Azevedo (1923 – 1980)